Para entendermos o que são dispositivos de segunda tela vamos deixar claro que a primeira tela é a própria TV, assim sendo, todo dispositivo móvel (como Smartphones ou Tablets) que cria uma extensão ou complementa seus recursos, podemos chamar de dispositivo de segunda tela (second screen).
Tudo isso se justificou em uma pesquisa americana que constatou que 70% dos usuários de TVs, se utilizam de Smartphones e Tablets, ao mesmo tempo em que as assistem.
O que gerou um interesse ainda maior destes canais em cativar e se integrar com esta produção de interatividade com seu público.
O que gerou um interesse ainda maior destes canais em cativar e se integrar com esta produção de interatividade com seu público.
São disponibilizados diversos aplicativos que fazem esta extensão de cruzamento de mídia, quando um meio de comunicação televisivo convida seu usuário para fazer uma ponte (um link) para redes sociais e outras plataformas eletrônicas para acessar seu conteúdo exclusivo (cenas inéditas ou alternativas, Making Off, votações e bastidores).
Exemplo: A Rede Globo de Televisão lançou o programa musical "Superstar" com interatividade de voto apenas em seu aplicativo exclusivo. Isto é Crossmedia.
Com a tecnologia atual também temos a oportunidade de criarmos uma extensão dos nossos Gadgets em nossas SmartTVs, por meio de um espelhamento dos mesmos, usando a função Screen Mirroring, que possibilita o acompanhamento de ambos simultaneamente.
Tudo isso nos oferecem diversas possibilidades na utilização dos dispositivos de segunda tela como integração complementar das SmartTVs, que seguem o ritmo tecnológico de nossa sociedade moderna em seu momento de interação e interatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário