13 de outubro de 2014

#ELEIÇÕES 2014 NA INTERNET


A Internet tomou um papel imprescindível e inédito na vida política sociocultural do país nesta quarta eleição à presidência brasileira do século XXI, tornou a divulgação das campanhas eleitorais nacionais evidência mundial.

Esse processo se deu graças ao processo de globalização tecnológica que a Internet possibilita ao engendrar comunicações sociais e relações políticas partidárias e produtoras de opiniões livres.

Como cita o autor e filósofo francês de cultura virtual e da informação contemporânea Pierre Lévy, que analisa a interação entre a internet e a sociedade em seu livro “A Inteligência coletiva – Por uma antropologia do ciberespaço”a internet é um ciberespaço, no qual há um surgimento de uma nova tecnologia que soma inteligências individuais e potencializa o compartilhamento e o armazenamento de uma inteligência coletiva.
Para o filósofo da informação, esta aprendizagem coletiva é também o resultado de compartilhamentos da memória, imaginação e percepção de conhecimentos que são selecionados e filtrados, e que são reconhecidos, independentes de subjugar ou menosprezar classes sociais, pois todo o ser humano tem experiências a acrescentar.

O Facebook, como uma ferramenta popular e importante de mídia social das plataformas fixas e móveis, foi e é um dos grandes disseminadores de informações eleitorais não oficiais como memes e vines(micro vídeos divertidos), rede social que conta até mesmo, com Fanpages oficiais dos candidatos presidenciais, que exploram sabiamente a divulgação e propagação de suas ideias de plano de campanha na rede, o que ressalta novamente o poder da informação da Internet nos dias atuais.

Referência disponível em : http://www.infoescola.com/biografias/pierre-levy/ , acessado em 10.10.2014 às 22h30

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